Credibilidade: Elementos de Página para Converter Mais

Credibilidade é um negócio sério. Quanto mais intangível seu produto ou serviço for, mais você dependerá dela, e consequentemente, mais exposto a detratores você estará. Por isso, ela tem que ser considerada um fator primordial em toda estratégia de otimização da conversão.

Falando em subjetividade, credibilidade também é algo subjetivo. Ela varia para cada pessoa. Por isso é importante entender o que é relevante para cada público ou persona.

Elaborei uma lista de elementos de página que você pode utilizar para comunicar credibilidade da forma que mais se adequar para o seu negócio.

Testimonials

Testimonials são depoimentos de quem utilizou um produto ou serviço da sua empresa. Eles atestam a qualidade desse produto/serviço. Aqui é importante não parecer forçado demais. Precisa ter um ar de naturalidade.

Ex.: Na home do site da Resultados Digitais você encontra alguns depoimentos de clientes.

Cases

Apresente histórias de mudança geradas pelo seu produto ou serviço. Mostre seu diferencial mas seja real, palpável. Aqui você pode se aprofundar bastante dependendo do tipo de negócio.

Ex.: Veja esse exemplo de case de otimização da conversão da Casa Mineira no site da Supersonic.

Clientes

Ter uma lista de clientes ajuda o usuário a associar a qualidade do trabalho com quem já confiou nele. Afinal, se o Google confiou nessa empresa, quem sou eu para não confiar? Mas cuidado. Seja leal a realidade para não ser desbancado no futuro.

Ex.: Praticamente na primeira dobra do site da Rock Content você encontra alguns clientes deles.

Imprensa

Você já teve citações da sua marca, produto ou serviço na imprensa? Não guarde isso na gaveta. Mostre em suas páginas que você já foi citado. Isso dá consistência a sua argumentação principal.

Ex.: No site do Nubank você encontra alguns veículos de mídia que citaram o aplicativo.

Reviews

Reviews são opiniões de usuários sobre um produto ou serviço. São bastante parecidos com os testimonials, a diferença é que eles são mais livres, dando ainda maior naturalidade ao que é apresentado.

Ex.: o Ifood tem avaliações de cada restaurante. Assim o cliente pode ter uma opinião de pessoas reais sobre os lugares para pedir comida.

Números e Gráficos

Números e gráficos são uma excelente forma de apresentar informações factíveis. Quando você evidencia o seus dados, e não deixa eles escondidos na sua empresa, você ganha a confiança do seu público.

Ex.: A Buffer tem uma cultura de transparência e divulga várias informações financeiras sobre a empresa.

Counters e Progress Bars

Muito utilizado no crowdfunding, são uma forma de transparência. Também podem ser muito bem aplicáveis em ONGs. Entretanto, podem ser utilizados em uma infinidade de situações.

Ex.: A Conta Azul tem um countdown de tempo bem legal apoiando a conversão do site.

Mapas

Seu trabalho está ligado a uma atuação local? Nada melhor que citar onde esse trabalho pode ser verificado in loco. Uma aplicação bastante universal disso é mostrar a sede da empresa.

Ex.: A Charity Water tem um trabalho bem legal com poços de água em regiões pobres. Eles tem um mapa com todos os poços que eles construíram em 10 anos de trabalho.

Telefone

Um simples número de telefone faz uma página ganhar credibilidade automaticamente. Um número onde você pode falar com uma pessoa e saber que aquela empresa existe é um elemento saudável de se ter em uma página.

Ex.: No site da Sambatech você encontra o telefone bem visível ou você pode receber uma ligação deixando seus dados.

O que mais?

Faltou algum elemento? Fique a vontade para sugerir mais elementos para esse post.

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